Tendo como foco na relação entre o corpo e a disciplina mental, a pratica do método Pilates desenvolvido por Joseph H. Pilates só atingirá seu objetivo final se realizado dentro dos seis princípios básicos descritos por ele. A concentração é um deles e se mostra fundamental para uma prática bem executada.
Com a evolução humana, os lobos frontais do cérebro, localizados logo acima dos olhos, se tornaram o local onde pensamento consciente e racional é processado, ou seja, onde resolveremos nossos problemas diários. Os lobos frontais são os condutores do cérebro, sendo os responsáveis pela sincronização de todas as atividades cerebrais. Sendo assim, se faz necessário a utilização da concentração em quatro aspectos distintos, a saber: fixação das metas, ensaio mental, conversa interna e controle da excitação.
A fixação de metas auxilia os lobos frontais, já que eles são os responsáveis pelo raciocínio e planejamento. A concentração em metas especificas permite que o cérebro estruture melhor as informações e mantenha todas as atividades sob controle.
O ensaio ou visualização mental implica em pensar continuamente em uma atividade para que ela se torne mais fácil quando executada. Se você imaginar e ensaiar mentalmente toda a execução do movimento antes de realizar, o mesmo se tornará automático, e permitirá uma precisão cada vez maior.
A conversa interna ajuda a focar os pensamentos do praticante. Um indivíduo fala consigo mesmo cerca de 300 a 1000 palavra por minuto. Se estas palavras forem positivas ao invés de negativas (posso, em vez de não posso), isto ajudará a inibir o sinal negativo enviado pelas amidalas aos lobos frontais, por isso é importante substituir as palavras negativas pelas positivas.
O controle da excitação se baseia na respiração (outro princípio básico e importante do método), respirar correta e lentamente ajudara a controlar as informações enviadas pelo cérebro
Em particular, expirar longamente auxilia no relaxamento do corpo e no envio de mais oxigênio para o cérebro, proporcionando uma melhor atividade cerebral e corporal.
A utilização destes quatro aspectos associados aumenta a capacidade de superação de limites. É possível treinar o cérebro através da atividade física, promovendo uma maior autoconfiança nos praticantes.
A performance da atividade física depende 50% do cérebro. A utilização dos lobos frontais prevê a execução de uma atividade (movimento), entretanto, é importante ressaltar que a área do cerebral que mais se beneficia com o treino constante do movimento e o cerebelo, que é o principal responsável pelo equilíbrio do corpo. O cerebelo envia sinais à cem bilhões de celular nervosas do corpo, e estas traduzem os sinais aos músculos frente ao que queremos que eles façam.
Sendo assim, a pratica leva a perfeição. Quanto maior o treinamento mais o cerebelo saberá quais nervos e músculos recrutar para cada tarefa, ou acaba por promover a memória muscular.