A Escleroterapia é uma técnica para tratar os ‘vasinhos’ de forma segura e efetiva. Conhecidos cientificamente como telangiectasias, não apresentam riscos à saúde, mas afetam a autoestima de muitas pessoas.
Os vasinhos consistem em uma aglomeração de vasos sanguíneos de pequeno calibre (cerca de 1 milímetro); estes se dilatam e ficam visíveis sob a pele com a coloração vermelho-azulada ou roxa. Em raros casos, é possível sentir desconforto ou dor.
Os resultados do tratamento com escleroterapia são visíveis a partir de algumas semanas, podendo levar mais de um (01) mês. Por ser de baixa complexidade, é realizada sem intervenção cirúrgica, em nossa própria clínica de estética.
A partir de uma avaliação personalizada, é elaborado um plano de tramento de acordo com os objetivos e regiões a serem tratadas.
Para efeito de comparação, também é possível realizar o ‘antes e depois’ com fotos, de forma sigilosa e de acordo com a vontade do paciente.
Para que as expectativas sejam ser atendidas, é fundamental a habilidade e experiência profissional. Na clínica Espaço Corpo, os tratamentos com escleroterapia são realizados pela a Dra. Angie, atuante há mais de 15 anos na área da estética, especialista em dermatofuncional, injetáveis e harmonização de face e corpo.
Devido aos resultados obtidos com baixo risco e valor acessível em comparação a outros métodos disponíveis, a escleroterapia é considerada um tratamento de primeira linha.
Como surgem os vasinhos
Fisiologicamente falando, surgem devido à dilatação anormal dos microvasos situadas logo abaixo da pele. Quando os paredes internas destes microtubos sofrem danos por falha no sistema venoso, ocorre acúmulo de sangue noscanais e consequente dilatação progressiva (inchaço). Dessa forma, ficam visíveis como forma de finas linhas avermelhadas, azuladas ou arroxeadas.
Diversos fatores induzem essa alteração:
- A predisposição genética possui grande influência. Estudo indicam que a fragilidade nas paredes venosas é uma característica hereditária.
- Os hormônios feminios (estrogênio e progesterona) induzem o relaxamento dos vasos. Isso também explica a maior incidência em mulheres.
- O sedentarismo, ficar muito tempo em pé ou sentado também induzem o surgimento dos vasinhos: Neste caso a falta de exercício propicia o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo, aumentando a pressão nas paredes dos vasos e induzindo o seu enfraquecimento.
Como funciona o tratamento?
No tratamento com escleroterapia, uma solução estéril de glicose com concetração de 50% a 70% é injetada diretamente nos vasos afetados. Uma vez que a solução é hipertônia (possui concentração de glicose maior que o plasma sanguíneo), ela absorve a água das células endoteliais (células que revestem as paredes internas dos vasos) por osmose. Este processo é responsável pela desidratação e lesão do tecido, induzindo à esclerose (colapso) do vaso.
Para remover os resíduos do tecido morto, o corpo gera uma resposta inflamatória, fazendo com que estes sejam reabsorvidos internamente, principalmente pelo sistema imunológico do organismo.A glicose é naturalmente encontrada em nosso organismo, o que minimiza o risco de reações. A escolha de uma solução de glicose estéril para induzir a esclerose é uma opção segura, sendo preferencialmente utilizada no tratamento.
Agende a sua avaliação com a Dr. Angie e inicie o seu tratamento com escleroterapia no Espaço Corpo.