O pilates pode ser um grande aliado da mulher durante a gestação, uma das fases mais delicadas e de maior desconforto de sua vida. O cansaço e a pressão causada pelo aumento de peso, as alterações hormonais, os enjoos e o inchaço fazem com que a mulher fique mais sensível neste período. É possível que tais sintomas sejam amenizados com a prática de algumas atividades e é nesse ponto que entra o pilates para gestantes.
Devido ao baixo impacto e suavidade dos movimentos, é uma atividade de baixo risco, oferecendo segurança às mulheres .Irá promover aumento do metabolismo ao ativar a circulação, além de liberar endorfinas aumentando o bem-estar. A respiração controlada combinada com o exercício, recruta constantemente a contração da pelve e dos músculos abdominais. São esses músculos que vão sustentar a coluna da gestante, minimizando as dores na região lombar, muito comuns na gestação. Consequentemente evitará também a incontinência urinária e facilitará o trabalho de parto normal e sua recuperação. Tonificará todos os músculos do corpo, inclusive dos membros superiores. Ajudará a mamãe a carregar o bebê e executar todas as atividades que exigem esforço de uma maneira mais fácil.
A aula de Pilates para gestantes deve ser especialmente adaptada levando-se em consideração as limitações nos diferentes meses de gestação, além da tolerância individual de cada pessoa. O centro de gravidade do corpo se altera para suportar o aumento de peso e o coração trabalha com maior esforço devido ao aumento do fluxo sanguíneo. As aulas podem ser realizadas até anteceder o parto, com intensidade cada vez mais amena. Apesar de não haver nenhuma contra-indicação para a prática do Pilates durante a gravidez, é muito importante que o médico esteja ciente, pois somente ele determinará se a prática é segura ou não para cada gestante.
Resumo dos Benefícios
- Diminuição de dores musculares e articulares
- Aumento da disposição e bem-estar
- Diminuição da ansiedade
- Melhor recuperação pós-parto
- Favorece a socialização
- Controle do peso