“O Pilates é uma técnica que combina exercício físico e alongamento e leva o nome de seu fundador, o alemão Joseph Humbertus Pilates.”
Se há alguns anos atrás ninguém sabia o que era Pilates, hoje em dia todo mundo já viu, experimentou ou ouviu falar. É cada vez mais comum nos depararmos com um estúdio de Pilates por aí. Dentro das academias, em clínicas de estética, nos centros comercias, tem sempre um espaço reservado para a prática.
Sim, a modalidade está se popularizando e a combinação de alguns fatores impulsionam este crescimento. O mais relevante deles é que, segundo pesquisa, o número de brasileiros que praticam atividade física aumentou 11% de 2009 a 2013. As pessoas estão se preocupando em manter uma boa qualidade de vida e investindo mais em si mesmas.
Por outro lado, com o crescimento do mercado tecnológico, as pessoas estão condicionadas ao movimento repetitivo e a não correção postural. Isso faz com que as lesões, tendinites, problemas de coluna, entre outros se proliferem. E é aí que entra o Pilates novamente. Os médicos recomendam a prática pois os exercícios são de baixo impacto, com poucas repetições e não tem restrições. Então, pessoas que sofrem de lesões, dores crônicas e até mesmo problemas ósseos, podem (e devem!) aderir ao Pilates.
Existe também um público que não gosta de frequentar academias, por realmente acharem que “levantar peso” é uma atividade desgastante. São principalmente esses que quando fazem uma aula de Pilates se apaixonam. A gama enorme de exercícios de baixo impacto praticados com bastante controle, com uma respiração cadenciada e sem pressa, justamente para evitar a fadiga, trazem um bem estar enorme aos praticantes e afasta a monotonia das aulas. Mas isso não significa que os apaixonados por academia também não gostem do Pilates. O Pilates complementa os exercícios praticados nas academias, pois vai proporcionar alongamento da musculatura encurtada, concentração e relaxamento ao aluno.
Como qualquer outra atividade, o Pilates deve ser feito com a ajuda de um profissional capacitado, geralmente por um fisioterapeuta ou educador físico e contar com no máximo 3 alunos por aula, para que o profissional consiga ministrar uma aula personalizada e que atenda às necessidades dos alunos. Normalmente são oferecidos Planos de Pilates de 01 a 03 vezes por semana, conforme indicação e objetivo do aluno.
E aí tá animado? Então agende a sua aula experimental de Pilates gratuita no Espaço Corpo Studio