Nesse post você conhecerá as principais diferenças entre a drenagem linfática manual e mecânica. A técnica manual consiste em uma massagem realizada com movimentos lentos, suaves, intermitentes e relaxantes que seguem o trajeto do sistema linfático. Tem como objetivo estimular o sistema a trabalhar de forma mais acelerada, movimentando a linfa até os gânglios. Essa técnica foi desenvolvida pelo casal dinamarquês Emil e Estrid Vodder na década de 30. A drenagem linfática é um mecanismo que ajuda e estimula o sistema linfático no processo de drenagem, retirando o excesso de líquido dos interstícios. Também remove as proteínas e resíduos metabólicos, favorecendo a troca de oxigênio e nutrientes.
Efeitos fisiológicos da drenagem linfática:
- Aumento da reabsorção e filtragem de proteínas pelo organismo
- Promove a desintoxicação dos meios intersticiais
- Aumenta a velocidade da linfa
- Relaxamento da musculatura
Drenagem Linfática Mecânica

Técnica Mecânica com o equipamento de endermoterapia (endermologia)
A drenagem linfática mecânica é um método não invasivo utilizado sobre a pele, realizada com aparelhos específicos ( que fazem rolamento, pressão e sucção), ajudando no estímulo do sistema linfático, na diminuição de edemas, renovação e nutrição da célula. Também tonifica os tecidos e auxilia na eliminação de toxinas. Assim como na drenagem linfática manual, a drenagem mecânica pode ser muito eficiente quando a pressão é realizada de maneira sequencial e contínua. A mesma não é indicada em certos casos de pós operatório, já que é uma fase em que a pele pode ter sofrido descolamento por conta da cirurgia.
Outra técnica de drenagem linfática mecânica é o sistema de compressão, que utiliza a pressão do ar em diferentes partes do corpo. Ela estimula o sistema linfático de maneira eficaz ao alternar entre a compressão e a descompressão.
O aparelho é constituído por cinco câmaras independentes, as quais são posicionados ao redor do membro que será tratado.
Benefícios Estéticos da drenagem linfática
- Diminuição da celulite.
- Melhora do aspecto da pele
- Coadjuvante nos tratamentos de gordura localizada
- Diminuição do inchaço
- Tratamento de edemas no pós operatório
- Relaxamento corporal