Drenagem Linfática Pós-Operatória: Acelere sua recuperação

Diversos fatores contribuem para o excesso de líquidos no corpo e a Drenagem Linfática pós operatória irá tratar especificamente a retenção de líquidos no local pós-cirúrgico. É necessário dar atenção especial para este procedimento, uma vez que ele é tão importante quanto a cirurgia para que se obtenha os melhores resultados.

Paciente recebendo drenagem linfática pós operatória.

O que é a Drenagem Linfática e quando ela é indicada?

O corpo humano retém líquidos naturalmente. Isso ocorre quando há um desequilíbrio entre a quantidade de líquido acumulado no organismo e a capacidade de eliminação dos mesmos através da urina e excreções. Muitas coisas podem favorecer a presença deste excesso de líquidos, como o sedentarismo, intolerâncias alimentares ou alterações hormonais, por exemplo. Para diminuir a retenção, faz-se necessária a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a elaboração de uma dieta equilibrada. No entanto, em alguns casos, faz-se necessário um estímulo externo: a Drenagem Linfática Manual.

Ela consiste em um tipo de massagem específico que, quando realizado por profissionais com a técnica e nos locais adequados, pode reduzir a retenção de líquidos no corpo. Durante o procedimento, o profissional realiza movimentos direcionais com o objetivo de estimular a passagem da linfa, um líquido que circula no corpo e que livra o sangue de impurezas, através do sistema linfático. Estas imputezas serão eliminadas posteriormente através do suor, urina e fezes.

Vantagens da Drenagem Linfática no Pós-Operatório

O procedimento é indicado principalmente durante o período pós-operatório de algumas cirurgias – plásticas ou não – como a lipoaspiração, mamoplastia e mastectomia. É nesta fase após a cirurgia que a Drenagem Linfática pode fornecer inúmeras vantagens ao paciente. Isso porque quando o corpo sofre um grande trauma, como no caso destas cirurgias, a tendência é que a área afetada retenha sangue, secreções e outras substâncias, ocasionando o desequilíbrio entre acúmulo e excreção de linfa. Desta forma, a Drenagem Linfática no Pós-Operatório faz-se um grande aliado para o restabelecimento da homeostasia corporal.

Durante o Pós-Operatório, o organismo do paciente precisa lidar com uma série de desafios ao qual não está habituado. Além do excesso de líquidos, o local da cirurgia está enfrentando um processo inflamatório decorrente da intervenção operatória que tem a missão de defender o ferimento de possíveis organismos danosos e dar início a um processo de cicatrização dos ferimentos. A Drenagem Linfática no Pós-Operatório é capaz de auxiliar o corpo nessa missão, através do estímulo da circulação linfática e sanguínea.

Como explicado acima, os movimentos aplicados pelo profissional durante o processo direcionam a eliminação de substâncias acumuladas na linfa ao redor do local da cirurgia. Essa característica faz com que a Drenagem Linfática proporcione uma redução do inchaço no local decorrente do acúmulo desses líquidos. Ao mesmo tempo em que favorece a circulação linfática, a Drenagem Linfática também estimula a circulação sanguínea, facilitando a oxigenação e nutrição dos tecidos e também a reabsorção de edemas e hematomas. Com a circulação linfática e sanguínea facilitadas, o processo inflamatório no local é reduzido, minimizando ainda a dor no local, além de acelerar o processo de cicatrização.

Em suma, o estímulo da circulação linfática e sanguínea têm como consequência a redução da retenção de líquidos que poderiam causar inchaços, a eliminação de toxinas e demais substâncias acumuladas, a redução do processo inflamatório, o tratamento de hematomas e edemas e o alívio da dor no local. Tudo isso resulta em um processo efetivo e acelerado de recuperação no Pós-Operatório.

Por que procurar um local qualificado?

Para que os benefícios listados acima sejam usufruídos, é necessário que a Drenagem Linfática no Pós-Operatório seja realizada por um profissional e com a permissão do cirurgião que realizou o procedimento operatório. Os profissionais saberão avaliar as necessidades específicas de cada paciente, como número de sessões necessárias e saberão estimular os pontos certos para que os sistemas linfático e circulatório sejam devidamente estimulados. Em algumas situações é indicado a utilização do equipamento de ultrassom, o qual favorecerá a eliminação de fibroses. Quando a drenagem pós operatório não foi realizada corretamente ou de forma tardia, é comum o aparecimento de fibroses. O tratamento nesta fase é conhecido como pós operatório tardio. Por fim, a realização incorreta dos movimentos pode trazer danos e complicações ao processo de cicatrização e recuperação.

Contato Espaço Corpo
Categorias
Avaliação
Redes Sociais
FACEBOOK

GOOGLE PLUS