A massagem existe desde os tempos pré-históricos, com origens em países da Ásia e Europa. Alguns escritos sobre a massagem foram realizados por médicos e eruditos em 2500 antes de Cristo. Seguidores de Hipócrates (considerado o pai da medicina) também mencionam textos sobre a massagem no século V a.C. O termo grego anatripsis que tem como significado “friccionar pressionando o tecido” foi utilizado por Hipócrates e mais tarde traduzido para o latim frictio, que significa “fricção”, prevalecendo este termo por muitos anos.
Inicialmente a massagem foi utilizada para fins terapêuticos como promoção de bem-estar físico e mental. Hoje em dia ainda é amplamente utilizada como forma de massagem relaxante para as mesmas finalidades. A sua popularidade se dá por ser uma das formas mais simples para proporcionar inúmeros benefícios e ser realizada apenas com as mãos.
A Massagem Modeladora
A massagem modeladora é uma derivação da massagem clássica, pois utiliza-se das mesmas princípios, mas com pressões, ritmos e velocidades mais intensas. O principal objetivo é auxiliar na modelagem do corpo já que atingi camadas profundas da pele causando hiperemia (aumento do fluxo de sangue em uma parte do corpo) e assim acelerando o metabolismo (causando maior gasto energético). Também melhora a oxigenação dos tecidos e promove a lipólise; consequentemente reduz medidas e remodela o corpo.