Rejuvenescimento facial a partir do tratamento com peeling químico

Conheça mais sobre esse procedimento que deixa a pele mais jovem e revigorada.

Aplicação do peeling químico em campinas no Espaço Corpo

Crédito da imagem: shutterstock.com

Ter uma pele bonita e jovem é o sonho de qualquer pessoa, porém, com o passar dos anos ocorre o envelhecimento, que é um processo natural do nosso organismo. Junto à ele, é possível notar algumas mudanças na pele, como o aparecimento de manchas faciais, marcas de acne, flacidez e o surgimento de rugas, que podem ser leves ou profundas. Essas mudanças causadas pelo tempo podem causar desconforto por conta da aparência, além de trazer problemas de autoconfiança e autoestima para o indivíduo, causando até mesmo dificuldades para se relacionar socialmente.

Em busca do rejuvenescimento facial, a procura por métodos e produtos que possam recuperar a beleza da pele tem crescido. A utilização de cosméticos muitas vezes pode ser pouco efetiva e demorada, o que pode acabar frustando algumas pessoas. Com isso, a procura por procedimentos estéticos tem aumentado cada vez mais com o decorrer dos anos.

Dentre eles, o tratamento facial é um dos mais buscados. Ao contrário dos produtos cosméticos, os procedimentos estéticos são mais efetivos e geram resultados de forma muito mais rápida, o que é ótimo para quem procura um método mais imediato.

Uma técnica que está chamando a atenção é o peeling químico. Esse processo é capaz de trazer novamente a beleza da pele, chegando ao tão sonhado rejuvenescimento. Ficou interessado em saber mais sobre esse processo? Continue lendo este artigo para se inteirar sobre este assunto!

O que é o peeling químico e para que é utilizado?

O peeling químico não é uma cirurgia plástica, mas sim um tratamento de pele. Isso o torna uma opção melhor para quem não deseja passar por cirurgias.

Nesse processo são utilizadas substâncias químicas ácidas que irão interagir em contato com a pele. Existem diversos tipos de ácidos a serem aplicados, cada qual sendo utilizado para uma finalidade, ficando a critério médico a escolha do produto. Elas irão fazer a esfoliação cutânea, promovendo a produção de colágeno e elastina. Isso causará a renovação celular de forma progressiva, assim, estimulando a regeneração de maneira natural dos tecidos.

Dessa forma, esse tratamento ajuda a promover o rejuvenescimento das regiões da face, pescoço e colo. Além disso, é capaz de prevenir o surgimento de cravos e espinhas, reduzir a oleosidade da pele e melhorar a sua textura, revigorando-a.

Tipos de peeling químico

Existem diversos tipos de peeling químico, os quais são utilizados dependendo de qual objetivo deve ser alcançado. São eles:

  • Superficial, onde é removida a camada mais externa da pele. Ajuda a remover as manchas superficiais e rugas leves, deixando a pele mais brilhante e macia.
  • Médio, nesse processo a camada média da pele é atingida. É possível realizar a remoção de manchas, remover feridas causadas por espinhas e cravos e realizar o tratamento de rugas finas.
  • Profundo, são removidas as camadas mais internas da pele, nesse método é possível realizar a remoção de cicatrizes e rugas profundas. É também capaz de suavizar o envelhecimento da pele causado pelo Sol.

Procedimento e cuidados

Para que o peeling químico seja realizado deve haver uma preparação que vai prevenir pigmentações na pele e queimaduras. Ele consiste na aplicação de ácidos e despigmentantes na região que será feito o processo durante um período de 30 dias. Isso também ajudará na obtenção de resultados mais satisfatórios.

Por não ser um tratamento cirúrgico, o peeling químico é um processo rápido, que pode levar em torno de 30 minutos. Em média serão necessárias 08 sessões para que o tratamento proporcione resultados significativos, porém, os resultados são visualizados logo na primeira sessão.

Após a realização do peeling químico, a pele poderá apresentar vermelhidão ou mesmo descamar, o que pode durar cerca de 5 dias. Por isso, é necessário um acompanhamento médico para avaliar os resultados e se foram apresentados alguns sintomas.

É necessário tomar alguns cuidados ao fazê-lo. Após o processo ocorre uma descamação da pele, que não deve ser arrancada. É importante que a pele descamada saia de maneira natural, sem nenhuma interferência.

Além disso, deve-se evitar a exposição ao Sol, portanto, é necessária a utilização de roupas adequadas que diminuam a exposição aos raios ultravioletas e seja utilizado protetor solar acima do fator 30.

A utilização dos ácidos e despigmentadores deve continuar até que a pele esteja totalmentne descamada. É um cuidado de extrema importância que não deve ser esquecido.

Para quem esse tratamento é indicado?

O peeling químico é um método eficaz e geralmente satisfatório, com resultados aparentes desde a primeira sessão. A sua utilização é indicada para diversos fins, entre eles:

  • O rejuvenescimento facial, removendo as rugas leves e profundas.
  • Remoção de manchas e cicatrizes leve e profundas.
  • Diminuição de marcas e aparecimento de acne e cravos.
  • Diminuição da oleosidade da pele.
  • Remoção de manchas e cicatrizes leve e profundas.
  • Pessoas que acabam perdendo a autoconfiança, autoestima ou insatisfação causada por manchas, rugas e acne na pele

Quais as contraindicações que esse tratamento possuí?

Esse procedimento não é indicado para:

  • Pessoas com doenças de pele, como: lúpus, psoríase e câncer de pele
  • Indivíduos que realizam o uso de medicamentos, como anticoagulantes
  • Mulheres grávidas
  • Pessoas que possuem problemas de cicatrização
  • Quem tem problemas de hiperpigmentação pós-inflamatória
  • Quem apresenta escoriações e estresse
  • Pessoas com erupções na pele e reações alérgicas
  • Pessoas que possuem herpes inativa
  • Pacientes que usaram medicamentos a base de isotretinoína, medicamento que auxilia o combate a acnes e cravos. Alguns exemplos de medicamentos que utilizam esse composto são Roacutane e Acutane.
  • Pacientes que possuem problemas do coração, pois podem apresentar arritmias

Qual profissional deve realizar o peeling químico?

Profisisonais da saúde como fisioterapeutas dermatofuncionais e biomédicos podem realizar a aplicação do peeling químico. Por se tratar de um tratamento de pele com a utilização de substâncias químicas que podem ser nocivas à pele, deve ser realizado por profissionais qualificados e experiêntes. 

Existem também os peelings cirúrgicos, os quais atingem camadas muito profundas da pele. Nesse caso, ele só pode ser aplicado por um  médico especialista e deverá ser realizado em um ambiente cirúrgico com condições estéreis, além de tomar todas as precauções necessárias devido aos riscos de infecções.

Os procedimentos mal executados podem acarretar uma série de efeitos adversos no paciente, como: hiperpigmentação e eritema na pele, cicatrizes, desencadeamento de arritmias cardíacas e até mesmo infecções.

Agora queremos saber a sua opinião sobre o assunto. Se você já fez ou tem interesse em fazer um peeling comente aqui embaixo que ficaremos felizes em saber o que você pensa sobre esse procedimento. Ah, e não deixe de acompanhar nossos próximos posts!

Contato Espaço Corpo
Categorias
Avaliação
Redes Sociais
FACEBOOK

GOOGLE PLUS