Como ter uma pele saudável

Pele saudável: Dicas para ter uma

Não é fácil ter uma pele saudável e sempre bonita, já que é preciso ter disciplina e apostar em cuidados diários. Alguns fatores e hábitos podem piorar a qualidade da pele. Por exemplo:

  • O uso de sabonetes não específicos para o rosto
  • Exposição solar sem proteção
  • Não retirar maquiagem antes de dormir
  • Tabagismo
  • Espremer espinhas

Primeiramente é importante definir qual o seu tipo de pele: Oleosa, seca ou mista. Caso ainda não tenha certeza, as melhores clínicas de estética são equipadas com um equipamento/acessório que faz essa leitura por impedância. Sabendo o seu tipo, será muito mais fácil decidir qual cosmético comprar.

Dicas para uma pele saudável

A maioria da população brasileira possui o tipo de pele mista na região facial. Neste tipo, a área T (testa, nariz e queixo) é mais oleosa e o restante mais seca. Dessa maneira, o principal é uma higienização que não altere o seu equilíbrio natural. Os produtos de limpeza utilizados devem ser suaves e hidratantes. Por fim, é importante utilizar um tônico que não contenha álcool em sua composição. Pelo contrário que muitas pessoas pensam, a função do tônico é regular a acidez na epiderme, possibilitando melhor absorção de vitaminas e substâncias hidratantes.

Em peles secas, deve-se evitar o uso de sabão e sabonete, assim como produtos que sejam denominados desengordurantes. Podem ser utilizadas máscaras adaptadas a este tipo de pele. Na lavagem diária, a água deve ser morna ou fria, nunca quente, pois a água quente fará que a pele se torne ainda mais seca, devido à emulsão da gordura natural.

A higienização da pele oleosa é fundamental, devendo ser limpa com cosmético adequado, duas vezes ao dia. É recomendado a utilização de esfoliantes que removem as impurezas e células mortas por ação física. É importante lembrar da etapa de hidratação após a limpeza. Caso contrário, a pele tende a produzir mais sebo para compensar o que foi removido.

A proteção solar adequada é um ato que deve ser sempre considerado, independente do tipo de pele. Os protetores devem conter proteção UVA e UVB. O seu uso evitará o aparecimento de manchas causadas pelo sol à longo prazo (senil). Evitar exposição nos períodos em que o sol é mais forte (entre 10h e 16h) é outra opção válida, assim como o uso de roupas que protejam do sol.

Consideração Final

Por fim, a limpeza da pele é um notório recurso que contribui para a uma pele saudável, pois irá regular o PH (acidez), hidratar e remover de impurezas. A mesma pode ser realizada com frequência mensal e na maioria dos casos não possui contraindicações.

Tags:
Contato Espaço Corpo
Categorias
Avaliação
Redes Sociais
FACEBOOK

GOOGLE PLUS