O método original de Drenagem Linfática Manual foi desenvolvido por Emil Vodder e sua esposa, Estrid Vodder na década de 1930. Emil Vodder nasceu em Copenhague em 20 de fevereiro de 1896.
Na Universidade de Copenhague ele se interessou por biologia, mineralogia e botânica e citologia, ingressando posteriormente no curso de medicina. Ao contrair malária, Vodder teve que interromper seus estudos médicos perto do fim do 8o semestre. Após a recuperação, não foi mais aceito pela universidade e foi obrigado a interromper seus estudos.
Quando se mudou para Paris em 1933, retomou seus estudos biológicos juntamente com sua esposa. Eles dedicaram especialmente seu tempo à anatomia e fisiologia do sistema de vasos linfáticos. Em um grande atlas anatômico, Vodder encontrou uma coleção de maravilhosas gravuras de cobre elaboradas pelo anatomista Sappey. Estas gravuras foram a base fundamental para um método de trabalho sistemático e claro, que Emil Vodder elaborou pela intuição e muitos tratamentos práticos.
Foi necessária uma técnica manual completamente nova, que foi realizada com bombeamento, movimentos circulares e uma pressão muito leve. Em 1936 Vodder apresentou seu método ao mundo como DRENAGEM MANUAL DO LINFOMA durante um congresso em Paris.
Próximo aos anos 50, Vodder recebeu convites de países europeus para ensinar seu método. No início dos anos 60, um clínco geral alemão, Dr. Asdonk, ouviu falar de Vodder e se interessou por esse método. Os terapeutas devem muito ao Dr. Asdonk. Como médico, ele reconheceu a importância do método de Vodder e foram prescritas as primeiras indicações. Os Linfoedemas não possuíam indicação médica naquela época.
Em 1966 foi fundada a Associação de Drenagem Linfática Manual do Dr. Vodder e posteriormente em 1972 foi levada para os Estados Unidos e o restante do mundo. Devido aos seus benefícios, hoje em dia a Drenagem Linfática é amplamente empregada na Estética Corporal e para finalidades terapêuticas.
Apesar de ser um método amplamente utilizado, ele possui contra indicações; dessa forma torna-se necessário o atendimento por um profissional capacitado para que se usufrua dos benefícios com segurança.