Yoga

Pessoas na aula de Yoga

O que é Yoga ?

O termo yoga é derivado de “yuj“, palavra de origem sânscrita (lingua ancestral indiana) que significa unir, integrar. Muitos termos da prática vem dessa linguagem ainda presente religião hindú. O Yoga não é um tipo de atividade física específica, nem uma religião. É uma filosofia de origem indiana que pode ser aplicada em nossas vidas, a qual visa a união do corpo e mente frente à diferentes aspectos e problemas de nossas vidas. Como resultado tem-se uma maior harmonização e conecção com o Eu interior.

Patanjali foi o sistematizador da prática a partir de sua obra Yoga Sutra, escrita em aproximadamente 150 d.C.  Ela define 8 aspectos práticos e teóricos (conhecidos como aforismos), os quais definem o que é conhecido como o Yoga Clássico. Entre estes aforismos, estão ensinamentos e atitutes como praticar bons atos, ter serenidade e eliminar vícios. Novos tipos surgiram a partir do Yoga Clássico, todos compartilhando o mesmo objetivo de chegar ao Samadhi, que de modo simples, seria a meditação completa ou comtemplação. 

Hatha-Yoga é a vertente mais conhecida e praticada no Ocidente. Dá ênfase nas diversas posturas físicas (Asanas) e exercícios de respiração (Pranayama), trabalhando também o relaxamento e a meditação. Propicia fortalecimento e alongamento muscular, além de ser de baixo impacto, assim como o Pilates.

A Paschimottanasana é uma Asana que traz muitos benefícios

Figura 1: A Paschimottanasana (postura de pinça) é uma Asana simples que promove muitos benefícios. 

O Hatha Yoga

No Espaço Corpo Barão Geraldo é praticado o Hatha Yoga, que é conhecido como o “Yoga do Corpo”. Literalmente, “Ha” = Sol e “Tha” = Lua. O Sol representa a energia masculina e a Lua, a energia feminina. Dessa forma, quando praticamos, estamos balanceando essas duas energias complementares dentro de nós através do trabalho corporal.

Como dito anteriormente, foca no fortalecimento do físico para a busca da harmonização e comtemplação. Por ser uma prática de fácil adaptação, os iniciantes conseguem sentir os benefícios logo nas primeiras aulas. Cabe lembrar que o importante é respeitar os limites e ir progredindo gradualmente, onde o objetivo não é realizar as posições mais difíceis, mas sim deixar o corpo confortável.

 As Asanas trabalharam diferentes regiões corporais, trazendo inúmeros benefícios como a melhora de dores, maior alongamento, maior sintonia, responsabilidade e respeito com o nosso corpo.

A liberação de endorminas com a atividade física juntamente com a serenidade do relaxamento e meditação combatem o estresse e promovem bem-estar durante e após a prática.

Os Benefícios do Yoga

Paschimottanasana (figura 1) ou postura de pinça é um exemplo de postura simples e uma das mais indicadas para manter a boa saúde da coluna vertebral, trazendo flexibilidade e força, além de massagear os órgãos internos.

Muitos artigos científicos sobre os benefícios do Yoga afirmam a melhora de bem-estar fisico e mental. Desde 2011, a prática foi inserida no SUS como uma das atividades integrativas e complementares.

Os exercícios respitarórios (Pranayama) melhoram os sintomas da asma e incentiva o condicionamento para que os exercícios sejam realizados com conforto, incentivando mundanças de hábitos como sedentarismo e tabagismo.

Principais sintomas que são melhorados/tratados com o Yoga:

  • Estresse
  • Ansiedade
  • Doenças cardíacas
  • Asma
  • Trastornos musculoesqueléticos

 

Agende sua aula

Seu nome:

Seu e-mail:

Telefone:

Sua mensagem

Contato Espaço Corpo
Yoga
Promoções
Redes Sociais
FACEBOOK

GOOGLE PLUS