Dica Nutricional: Você sabe ler corretamente o rótulo dos alimentos ?

Você_sabe_como_ler_corretamente_o_rotulo_dos_alimentos?

Se você pensa que aquelas letrinhas miúdas contidas nos rótulos dos produtos industrializados não servem para nada, você está muito enganado. Na verdade, o rótulo contém muitas informações importantes que podem te ajudar a escolher os alimentos corretos definidos em uma consulta com nutricionista, fazendo escolhas mais saudáveis no seu dia a dia. Veja abaixo o que você deve prestar atenção:

Lista de Ingredientes: A lista de ingredientes é escrita em ordem decrescente de proporção, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que contém mais no produto e assim sucessivamente. A lista dos aditivos (corantes, aromatizante, conservantes, estabilizantes etc) vem descrito logo em seguida da lista de ingredientes.

Quantidade de Fibras: Quando se trata de produtos integrais, é interessante fica atento a quantidade de fibras no produto, pois dão mais saciedade e auxiliam no bom funcionamento intestinal, e na redução da absorção de colesterol. Preste atenção no caso das barras de cereais, muitas deles chegam a apresentar um percentual muito baixo de fibras, o ideal é no mínimo 2 a 3g por unidade.

Quantidade de Sódio: atualmente consumimos muito sódio, por isso é interessante fica atento a quantidade de sódio presente em uma porção do produto. A recomendação diária de sódio para adultos é de 2000mg.

Quantidade e tipos de Açúcar: Para saber se o produto tem muito açúcar na sua composição é só você olhar a lista de ingredientes e se ele aparecer como um dos primeiros nomes da lista, já sabe que ele está em grande quantidade no produto. Outra dica é verificar se o açúcar está presente de uma outra forma, como por exemplo: xarope de milho, xarope de glicose, glucose, açúcar invertido, dextrose, maltose. Por isso atenção a eles também! Alguns produtos apresentam na tabela nutricional a quantidade de açúcar presente em uma porção, dessa forma você consegue visualizar melhor a quantidade.

Presença de Gordura Trans: É muito comum na maioria dos produtos industrializados vir descrito 0% de gordura trans, mas poucas pessoas sabem que se na lista de ingredientes tiver gordura vegetal hidrogenada é a mesma coisa que gordura trans, ou seja, você está consumindo sem saber. Essa são algumas dicas básicas, mas que já te ajudaram muito em melhor escolha de produtos.

Tags:
Contato Espaço Corpo
Categorias
Avaliação
Redes Sociais
FACEBOOK

GOOGLE PLUS